motivo pra perder a fé na humanidade do dia

todo dia eu levanto da cama, faço carinho na gata, lavo o rosto, tomo meu café e penso “hum, hoje vai ser um dia bom”. aí invariavelmente eu abro a internet e em cinco minutos eu já tenho dez motivos pra querer voltar pro útero da minha mãe e nunca mais sair de lá. pois vejam só que uns dias atrás a Emma Watson fez um discurso lindo e emocionado para a ONU, falando sobre feminismo, desbancando preconceitos sobre o tema e falando sobre como isso afeta homens e mulheres e como todos devem se envolver nas mudanças necessárias:

não por coincidência, hoje surgiu um site, com a logo do 4chan, ameaçando expor fotos nuas da atriz. pra mim, fica claro que as duas coisas têm relação. em uma notícia, encontrei mensagens de usuários do 4chan dizendo que “essa putinha feminista” vai ter o que merece. é 2014 e mulheres ainda são humilhadas por serem fortes e ameaçadas por serem feministas. é 2014 e as pessoas ainda acham que expor a intimidade de uma pessoa, famosa ou não, é de interesse público e que “se não quisesse que outras pessoas vissem, era só não fazer”.

nenhuma mulher deveria ser impedida de  tirar fotos do jeito que ela bem entender. se ela quiser que essas fotos sejam divulgadas para o grande público, existem revistas e sites especializados nisso. se não foi a escolha dela, talvez ela só queria tirar a foto para um parceiro/a ou, vejam só que inacreditável, porque era algo que ela queria fazer para ela mesma.

no fim das contas, talvez não vazem as fotos. mas o mais horrível, por enquanto, não é nem isso: é perceber que tornar o corpo feminino algo vergonhoso e a desapropriação dos direitos da mulher ainda são respostas vistas como válidas contra a luta pelos direitos iguais. um discurso apaixonado sobre como o mundo ainda não é um lugar justo para as mulheres é respondido com violência. tá tudo errado.

ps: tem um texto muito legal da Chez Noelle sobre o caso da Jennifer Lawrence que ainda se aplica a esse caso e muitos outros.

3 pensamentos sobre “motivo pra perder a fé na humanidade do dia

  1. Gente, não sei se é o aniversário da Emma, mas ela tá de parabéns.
    Tô lendo o povo falar muita coisa sobre esse discurso há dias e só agora consegui parar pra ver e…wow! Falou tudo e falou mais. Elevou o feminismo a outra categoria e me fez ver um montão de coisa nova.

    Olha, eu sei que o mundo é cheio de gente que vibra negativamente, que faz a roda girar ao contrário, mas na boa? Eu esqueci de todos eles assistindo a um discurso de 10 minutos de uma menina tão nova, tão cheia de medo e coragem.

  2. Call me a freaking fool, mas eu acho demais ela levantar essa bandeira. Porque o público-alvo dela é uma geração nova, com muitas opiniões ainda em formação, e isso pode abrir portas e olhos de um jeito ótimo. Deu até um orgulho ❤

Deixe uma Resposta

