Sam Pepper e por que precisamos de feminismo

Sam Pepper, um ex-BBB britânico e atual babaca completo, publicou ontem um vídeo no seu canal do YouTube em que ele veste um moletom bem largo, que faz parecer que ele está com uma das mãos no bolso, enquanto ele está com a mão livre, escondida na roupa. ele se aproxima de mulheres na rua pedindo informações e pega na bunda delas.

_77740924_sampeppervid

vou repetir: ele se aproxima de pessoas que estão simplesmente vivendo a vida na rua e agarra a bunda delas. e diz que foi outra pessoa, afinal, ele tá com a mão no bolso. ele chama isso de pegadinha. eu chamo isso de  assédio. eu chamo isso de violência. eu chamo isso de escrotice. eu chamo isso de falta de respeito. eu chamo isso de cultura de estupro.

tumblr_nap8fy0Vuv1qbvj0oo1_500

é claro que desde então a internet explodiu em opiniões de quem ficou revoltado com essa babaquice e quem não vê problema, porque “é só uma piada”. é a mesma desculpa que escutamos quando qualquer pessoa privilegiada faz uma coisa errada e depois diz que é só uma piada – Danilo Gentili “”””sofrendo racismo”””” por ser chamado de palmito, alguém?

vou desenhar bem desenhadinho aqui caso alguém não consiga entender pela escola  da vida: mulheres são humilhadas e diminuídas todos os dias de sua vida simplesmente por serem mulheres. a sexualização das mulheres é válida desde que sirva ao propósito de agradar homens ou servir de piada. pois vejam só: ser humilhada não é engraçado. se alguém me pedisse informações na rua e cuspisse na minha cara, dá na mesma que pegar na minha bunda e postar no YouTube.

tumblr_m5o72glCHX1qdq5u6

a primeira menina do vídeo (que você pode assistir nesse link sem dar audiência pro canal original do Sam Pepper) se mostra claramente envergonhada com a situação e ele chega a mostrar a “mão falsa” pra ela. ela fica horrorizada e diz “eu não gosto disso” várias vezes. dá pra ver que ela fica desconcertada, como qualquer mulher fica nessas situações de assédio. ele vai lá e dá um abraço nela – o abraço mais esquisito, horrível e enojante que você poderia imaginar.

esses tempos eu li alguém comentando que ser mulher hoje em dia é como ser uma bicicleta em uma cidade feita para acomodar carros. você até consegue encontrar algum espaço, mas você sempre corre mais riscos e passa muito mais tempo que deveria ser necessário tentando se manter em segurança. ainda assim, alguns carros simplesmente negam que você deva ocupar esse espaço e alguns carros querem que você saia da rua de qualquer forma, e para isso, estão dispostos e causar algum tipo de acidente.

nesse caso, o Sam Pepper é uma SUV atropelando uma bicicleta que estava andando na ciclofaixa. mas pelo menos dessa vez, todo mundo está olhando e as medidas cabíveis podem ser tomadas. eu tenho esperança.

 

2 pensamentos sobre “Sam Pepper e por que precisamos de feminismo

  1. Hoje eu tava indo pro trabalho (vou a pé) e na calçada da AV. Brasil {sim, a maior via expressa do RJ, onde havia muitas pessoas na calçada, descendo dos ônibus, e centenas de veículos passando nas pistas).
    Pois bem que dia lindo até que um cara de bicicleta parou do meu lado e minha primeira reação foi um mix de susto-corro pra onde-meu Deus o que ele vai fazer?

    Veja que eu estava cercada de pessoas, com todas as possibilidades de correr, me defender, gritar, enfiar o pé da bike e jogar ele debaixo de um ônibus….mas não, eu só senti medo.

    Isso, meus caros, é ser mulher. É sentir medo de um homem, mesmo em um ambiente ~seguro. Eu não preciso de uma pessoa como esse carinha na minha vida, e se ele faz isso comigo e posta o vídeo eu processo até a avó dele.

    • Marcela, que tristeza que dá ler o seu comentário, porque eu sei exatamente como é isso. pior ainda é quando a gente fala sobre esses medos com algumas pessoas (geralmente homens, é claro) e temos que ouvir um “ai, que exagero, não é assim não”. vontade de voltar pro útero e não sair de lá nunca mais.

Deixe uma Resposta

