Come shimeji na manteiga sim

Esses dias fui em um restaurante e pedi pela primeira vez na minha vida um Shimeji na manteiga. Assim como quando o Bandeira viu a moça nuinha, “foi meu primeiro alumbramento”.

Aí, o marido comprou shimeji pra fazer um risoto afrescalhado (olha minha cara de quem sabe fazer risoto afrescalhado) e, bem, tinha shimeji, manteiga e internet sobrando. Achei que era dessas receitas complexas nipônicas que eu nunca saberia fazer, mas não é. É mais fácil que miojo.  Improvisei baseado no que eu li:

shimeji_na_manteigae

Ingredientes
– Punhadinho de shimeji
– Duas colheradas de manteiga com sal
– Uma colherada de açúcar
– Duas colheradas de shoyu
– Punhado de cebolinha

Modo de preparo:
Derreta a manteiga em fogo alto. Derreteu? Taca o shimeji e vai mexendo ele por uns dois minutos, pra fritar por inteiro. Mexe com aqueles pão-duros de silicone – eles não soltam lasca, não impregnam, não deformam a comida e não derretem. Eles são seus amigos. Depois, põe o açúcar e as duas colheradas de shoyu e deixa mais uns dois minutos, pra reduzir. Vai virar um caramelinho delícia. Tira do fogo, joga a cebolinha picada em cima e tá pronto.

É fácil. É rápido. É chuchu beleza. É tão bom que faz nem meia hora que eu comi isso e já quero mais. Na próxima, vou colocar lascas de cebola e ver o que rola.

2 pensamentos sobre “Come shimeji na manteiga sim

    • flor, eu costumo comprar todos meus vegetais bem baratinhos num hortifruti que tem pertinho da praça tiradentes, na frente da padaria viana, sabe? nunca pago mais que cincão numa bandejinha de cogumelo 🙂

Deixe uma Resposta

