Você deveria comer pão de mel com calda de laranja

pãodemel_caldadelaranja2

Eu não sou lá muito a melhor cozinheira dessa casa, ainda mais que temos Juju Guedes entre as moradoras. Sou péssima em seguir receitas, pior ainda em memorizar o que já fiz. O caso é que vez ou outra eu misturo coisa que não nasceu pra viver junta e talho leite com cítrico, meleco carne com queijo demais… Essas coisas. Mas, sem falsa modéstia, vou dizer que ultimamente quando dou meus pulos mais acerto que erro.

Tipo essa semana, em que eu fui no sacolão bem louca e comprei quiiilos de frutas, cheguei em casa e descobri que ainda tinha muita coisa da semana passada. Como não tô podendo com desperdício nessa vida, resolvi que alguma coisa deveria ser feita e pensei em geléia. Dei uma olhada nas internês em como se faz uma receita de geléia e achei curioso que não vi nada sobre hortelã com laranja (o que pra mim é lógicamente combinável). Mas aí eu lembrei que sou o único ser humano que não gosta de geléia na face da Terra e que fazer uma seria bem idiota. Por outro lado, quão incrível isso não ficaria como calda sobre um bolo? Hmmm. Enfim, a resposta é: muito.

Ficou bem delícia e eu ensino o que lembro:

Quase geléia pra jogar em cima de bolo da Debs
– 4 laranjas cortadas em fatias
– 2 limões rosa cortados em fatias
– punhadinho de hortelã
– punhadinho de cravo
– 2 pedaços de canela em pau
– 1/2 kg de açúcar
– água (bem bastante)

Vai fazendo assim:
– Ferva as frutas, a canela e o cravo imersos em água, cozinhando-as e adicionando mais água quando estiver quase acabando (muito cuidado pra não queimar).
– Depois de completar a água lá pela terceira vez, adicione mais água, o açúcar e a hortelã bem picadinhazinha
– Deixe cozinhar e vá mexendo vez ou outra e completando com água conforme essa secar. Seu objetivo é uma melequinha grudenta e bem doce, mas não uma geléia.

pãodemel_caldadelaranja3

Sobre meu fogão: tá sujo, mas tá quitado

Quando ficou pronto eu achei que o cheiro lembrava a algo que combinaria com mel e que eu tinha um pó pra preparo de pão de mel daqueles de caixinha em casa. Se você acha que eu faço bolo do zero nessa casa, saiba que não matei meu pai a soco pra me punir com esse tipo de sofrimento. Combinou e ficou Ben10, bem combinadinho com esse frio desumano que tá fazendo em Chuvitiba.

pãodemel_caldadelaranja

Perfeito pra acompanhar o café da tarde.

Ah, a mistura de bolo que eu usei é da Fleischmann, minha marca favorita pra essas coisas de caixinha. Se você é que nem eu e tem um toque de Rei Merdas conseguindo estragar até bolo de caixinha, minha mãe me ensinou na semana passada que se você bate os ingredientes “molhados” (leite, ovos, manteiga) antes de adicionar os secos (o pó da caixinha mesmo) o risco do bolo solar é quase nulo – tá super funcionando pra mim.

Deixe uma Resposta

