Educação e canja de galinha

Na primeira chamada para a notícia do menino que perdeu o braço ao ser atacado por um tigre em um zoológico aqui do Paraná, choquei. Aí resolvi ler a matéria completa e – olha só – parece que faltou bom senso. E não, não foi do tigre. Que estava lá, em uma situação já estressante o suficiente (vai por mim,você também ia odiar ficar dentro de uma jaula enquanto crianças passam, chamam e gritam o dia inteiro).

O problema ali não foi falta de segurança – duas cercas e placas dizendo “perigo, não ultrapasse” já davam o recado. O problema foi o “meu filho pode tudo”.

Pensa comigo: se aos 11 anos “tá tudo bem” desrespeitar algumas regras, levar comida no bolso para fazer algo que é proibido, o que que essa criança vai fazer adulta? E nem tou falando especificamente desse menino – porque esse é um caso que caiu na boca do povo. Vai, confessa: com certeza você tem um conhecido/amigo/parente que acha que “é criança, deixa, tá tudo certo”.

Vem cá: não, não está tudo bem. Se de pequeno não se apreende a respeitar normas de segurança e regras básicas, como é que vai respeitar outro ser humano? Quando é que, adulto, vai entender que não está tudo bem beber e dirigir? Quando é que vai aprender que o não de uma mulher na balada realmente quer dizer não?

Longe de mim querer ditar regras para a educação do filho dos outros. Não é uma tarefa fácil, desgasta mais do que a gente imagina – mas não pode ser irresponsável. Precisa passar pra criança o mínimo de respeito e limites. É a velha história: a minha liberdade termina quando começa a do outro. E isso se aprende desde pequenininho.

Não, educação e canja de galinha nunca fizeram mal à ninguém. A canja conforta, alimenta, ajuda a curar gripes e deixa o estômago quentinho. Mas em tempos em que a gente pode pedir uma canja no delivery ou mesmo comprar na seção de congelados do mercado (o que não é errado, gente, PLMDDS), precisa sempre lembrar que a educação não é vem tão fácil assim.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s