Camiseta, blazer e colarzão pode sim

wpid-wp-1406921084386.jpeg

Eu postei hoje de manhã essa foto no Instagram (to quase a Kim Kardashian de tanta #selfie ultimamente) e ela gerou algumas polêmicas. Uma amiga comentou que não sabe usar camiseta com blazer, outra que não sabe combinar com o colarzão. Eu prometi um post sobre isso de “como usar” pra elas, uma coisa que eu não faço faz um tempo.

É que meu ponto de vista sobre essa coisa de ensinar a usar roupa é que: é muito chato. Parece que acontece o seguinte: na época da minha mãe tinha um monte de revistas que diziam que isso se usa com aquilo e aquilo com aquele outro. Bem sem graça assim mesmo. Mas aí vieram os maravilhosos blogs de moda em que a galera podia despirocar legal. Não demorou muito pra eles ficarem ~monetizados e começarem a ter linha editorial, mais regrinhas, blablabla. E chegamos a essa triste realidade de hoje com muitos blogs de moda dizendo “como tem que fazer” e quase nenhum de “olha como eu faço”. Criatividade morreu – e nem é culpa das meninas (não de todas), mas da cobrança que elas sofrem de serem tão perfeitas e “antenadas” e “descoladas” que façam exatamente o que a blogueira de Paris fez.

Acho meio triste que tenhamos tido uma oportunidade de democratização da moda tão incrível mas chegado ao ponto de não conseguir vestir uma camiseta sem consultar antes como os outros vestem. Faço até um mea culpa porque sou igualzinha: tenho painéis de referência no Pinterest pra todas minhas peças de roupa. É claro que é legal se inspirar, mas também é legal criar, também é legal experimentar.

A moda não é uma futilidade, é uma brincadeira que a gente faz, chega a ser uma forma de se expressar artisticamente. Quando eu escolho um blazer ou camiseta eu escolho como quero ser vista pelo mundo hoje. Por exemplo, hoje eu e a Lilian (somos sócinhas) tinhamos uma reunião com um pessoal super bacana e criativo com quem trabalhamos – não rola ir mulamba mas pode ir mais despretê. Blazer de menina séria + camiseta de menina criativa + colarzão das drag queens que nos habitam pareciam boas opções. Tanto que isso aconteceu sem a gente nem combinar.

wpid-wp-1406921122331.jpeg

 

wpid-wp-1406921132437.jpeg

Eu sinto saudades de quando tinha bastante look do dia com coisas reais e loucurinhas pessoais. Quando era sobre como a Fulaninha combinou estampas e não sobre como todos os habitantes do planeta deveriam fazê-lo. E de quando blog era coisa de compartilhar entre pessoas iguais e não entre gurus deusas que nos dizem como fazer isso e viver aquilo. Tem quem curta isso, mas eu não acho essa vibe legal, sei lá.

E, por entender que esse sistema todo travou a gente de usar as coisas que gosta em si mesmas e que, de tão engessadas que estamos e de tão pouca auto estima que temos, achamos que a primeira vista tudo fica “estranho” quando na gente (a famosa sensação do “nela fica lindo, mas não é pra mim”) que eu montei esse guia.

GUIA DE COMO USAR CAMISETA COM BLAZER E COLAR:

1. Escolha uma camiseta com uma estampa que te deixa feliz e te faz sorrir e pensar em coisas boas ou que expresse sua exata vontade de dar um soco em alguém hoje – depende do efeito pretendido.
2. Adicione aquele blazer que te deixa a maior gostosa do planeta e te faz sentir segura de si.
3. Não esqueça de pegar um colar poderoso com pedras da sua cor favorita ou um padrão que te faz pensar “UAU”
4. Vista tudo.
5. Se olhe no espelho e veja como está maravilhosa.
6. Se ame e arrase por aí.

Se precisar de inspiração, eu posto mais loucurinhas minhas. Se precisar de mais inspiração, eu divido esse mural com você. Mas te ensinar como fazer… amor, isso tudo tá no teu coração já. Quando a gente se sente estranha usando algo que achamos bonito em outras mulheres isso diz mais sobre que posições nós achamos que merecemos ocupar do que sobre aquilo realmente ficar bonito ou feio. E sabe qual posição a gente merece? A que quiser.

Vista o que te faz se sentir você. É tudo que importa.

Deixe uma Resposta

