Eu achei que fosse a Dory

Desde que foi lançado, Procurando Nemo virou um dos meus desenhos favoritos. No nível de saber as falas de cor, e mesmo depois de anos sem ver, ainda falo junto com o desenho. E minha identificação sempre foi com a azulzinha Dory, meio lesada, desastrada, com “perda de memória recente” e sendo fofa e leal o filme inteiro.

Mas esses tempos assisti pela milésima nona vez, e percebi que não. Que eu sempre me enganei, e estive muito mais pra Marlim: chata, medrosa, crica, preocupada. Levando a vida de uma forma tão pesada, sem espontaneidade e com mil regras – que muitas vezes nem fazem sentido.

Aí eu percebi que isso cansa. Cansa quem tá por perto e me cansa, também. Que eu não me permito fazer bobeiras, criancices, pular no topo da água viva (mesmo sabendo que ali não queima. Continuo me preocupando com os tentáculos). E como isso pesa. Me sinto com uma alma idosa, pesarosa, sem felicidade genuína.

Mas só pensar, refletir e sofrer não leva a lugar algum. Aos pouquinhos tento me soltar, dizer mais “sim” e levar a vida de forma mais leve. Os resultados?

Fui para o estádio de futebol sozinha – eu, que morro de medo de andar duas quadras e ser assaltada e odeio o centro da cidade e muvucas e etc. Eu, que entro em pânico no centro da cidade. Eu, que na primeira noite em NY deixei a câmera no hotel com medo de ser assaltada (pra dar de cara com pessoas usando seus Macbooks no metrô).

Estou de unhas azuis, mas um azul feliz. Porque chega de unhas escuras e chatas (de cinzento já basta o céu de Curitiba no inverno).

Esse final de semana vamos para a praia (!) com a família do marido. É, praia. Eu. No inverno. Um final de semana. Mas né? Dizer mais “sim” faz parte do tentar – e por incrível que pareça, minha intuição diz que vai ser bom.

Deixe uma Resposta

